sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Lady Jane

Ariane Ascaride: o lado terrível da vingança
Foto: Google Image

"Aquele que acredita em vingança é como a mosca que se estatela contra o vidro da janela tentando fugir e não vê que a porta está aberta." Este provérbio armênio do século 11 aparece na tela no final de "Lady Jane" (França, 2008) e ajuda a definir o filme.
A fita dirigida pelo francês de origem armênia (por isso o ditado) Robert Guédiguian é toda centrada nesse sentimento destrutivo. Na primeira cena, vemos uma festa entre três mascarados que repartem dinheiro. Depois acompanhamos a vida dos três na maturidade: Muriel, François e Renée, vividos respectivamente pelos atores favoritos do cineasta Ariane Ascaride, Jean-Pierre Darroussin e Gérard Meylan. Lady Jane é o nome da loja de Muriel, que um dia recebe uma notícia assustadora: seu filho de 10 anos foi seqüestrado.
Há um pedido de resgate, mas a motivação é bem outra, está ligada mesmo à vingança. É que na juventude o trio de amigos formava uma quadrilha que não tinha limites em suas ações (os mascarados da primeira cena) e hoje Muriel pode pagar muito caro por isso.
"Lady Jane" tem um estilo seco, a emoção fica sempre contida, mesmo em cenas terrríveis como a do suposto resgate do garoto seqüestrado. É indicado ao público que curte obras mais densas. (Ronaldo Victoria)