sábado, 10 de janeiro de 2009

Estômago

João Miguel interpreta um brasileiro típico
Foto: Google Image
Talvez esse filme não seja tão facilmente achado nas locadoras, mas é uma surpresa nacional que merece ser descoberta. E tem uma brilhante atuação de João Miguel, ator nordestino que foi cotado para viver o presidente Lula no cinema (mas não aceitou). João é a alma do filme dirigido por Miguel Jorge.
Ele vive Raimundo Nonato, nordestino que desembarca em São Paulo com uma mão na frente e outra atrás. Vira cozinheiro do boteco de Zulmiro (Zeca Cenovicz), um tipo grosseirão que dá comida e um quartinho, mas nada de salário. Não demora e as coxinhas feitas por Raimundo atraem muita gente para o lugar, inclusive Iria (Fabiula Nascimento), uma prostituta que se envolve com ele.
E também chamam a atenção de Giovani (Carlo Briani), italiano que convida Raimundo para seu restaurante de luxo. A narração se divide entre essa parte e o presente, em que Raimundo está na cadeia, numa cela comandada por Bijiu (Babu Santana). Só no final descobrimos que crime ele cometeu, o que pode ser considerado de mau gosto pelos mais sensíveis. E na prisão ele mostra que pode usar seus talentos para se dar bem. O que fica no final da história é o seguinte: no mundo de hoje tem quem engole e quem é engolido. E não é assim mesmo? (Ronaldo Victoria)