quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Cinturão Vermelho

Rodrigo Santoro no mundo do jiu-jitsu
Foto: Google Image

Paixão é coisa que não se explica. David Mamet, considerado um dos cineastas americanos mais intelectualizados, é fã de jiu-jitsu. E demonstra seu interesse nessa fita (Redbelt, EUA, 2008), diferente de outras que já fez, e quase todas ótimas, como "Jogo de Emoções", "Assalto" e "Trapaça".
Em quase todos os seus trabalhos, Mamet aborda a violência e seu texto é recheado de palavrões. Curiosamente, esse aqui, embora tenha como tema um esporte violento, foge um pouco desse aspecto e talvez por isso o resultado seja tão frustrante.
O personagem principal é Mike (o inglês Chiwetel Ejiofor), dono de uma academia de jiu-jitsu que participa de um torneio cujo título principal é o cinturão do título. O Brasil tem presença marcante, por ser o país, fora o Japão, em que o esporte mais progrediu. E também no elenco, já que Alice Braga vive a esposa traidora do herói e Rodrigo Santoro é o cunhado malandro. Os dois estão bem, mas não têm tantas chances.
O final é que estraga, pois o diretor, contrariando seu lado cínico, vem com um discurso politicamente correto, que soa artificial. Ao falar de sua paixão, Mamet não fez bem nem ao esporte nem ao cinema. Pena. (Ronaldo Victoria)