sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Botas de Aço

David Strathairn e Andrew Walker no cartaz do filme
Foto: Google Image

Não há como definir esse filme de outro forma a não ser polêmico. Afinal, o tema é bem espinhoso: a intolerância racial. O título (no original Steel Toes, Canadá, 2006) do filme dirigido por Mark Adam e David Gow faz referência aos sapatos com biqueira dura, com a função de chutar os inimigos, usados pelos skinheads, jovens radicais que raspam a cabeça e se dizem nazistas.
Com essa bota Mike (Andrew Walker) agrediu até quase matar um cozinheiro paquistanês apenas porque jogou lixo perto dele. Preso, o jovem tem como defensor nomeado um advogado judeu, Danny (David Strathairn, ótimo ator, que foi candidato ao Oscar por "Bom Dia Boa Sorte").
O choque entre os dois é imediato. "Se a gente estivesse na época da Segunda Guerra, você seria mandado para o forno e não para casa", provoca Mike, recitando os slogans antissemitas. "Você se acha superior a mim? Eu vou para a casa e você não sai da cadeia", responde o advogado.
A relação entre os dois evolui para algo parecido com terapeuta e paciente, ou pai e filho. Com o tempo, Danny consegue romper a lavagem cerebral feita no rapaz. Difícil, mas vale a pena. (Ronaldo Victoria)