terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Bolt - Supercão

Bolt com os amigos Rhino e Mittens: aventuras na estrada
Foto: Google Image
Tem horas em que os adultos podem ficar imaginando durante a projeção desse desenho animado: será que as crianças estão captando as sutilezas do roteiro? Típico pensamento bobo, já que o público infantil, além de ser mais esperto do que a gente imagina, sabe quando uma história é boa. E “Bolt – Supercão” (Bolt, EUA, 2008), dirigido por Byron Howard e Chris Williams, em cartaz nos cinemas, tem uma história ótima.
Fala sobre um cachorrinho ator, cuja dona é a estrela de um seriado televisivo. O problema é que Bolt realmente acredita que é um herói, não sabe que tudo é de mentirinha. Um dia, ele se perde de sua dona e cai na estrada.
Aí o desenho vira uma versão animada (nos dois sentidos) de road movie, o filme de estrada. Entram na vida de Bolt a gata vira-latas Mittens e hamster Rhino. Eles o ensinam a ser gente, ou melhor, a ser cão. As lições vão desde botar a cara na janela do trem em movimento para sentir o vento ou fazer cara de cachorro pidão para conseguir comida. Enquanto isso, Penny sofre a falta dele e não curte o substituto que a emissora arruma.
Na versão original, John Travolta faz a voz de Bolt e Miley Cyrus, a Hannah Montana, é Penny. Na dublada, Maria Clara Gueiros faz a gata. (Ronaldo Victoria)