domingo, 18 de janeiro de 2009

Aventuras no Novo Ártico

Nanu e sua mãe na imensidão gelada
Foto: Google Image
Essa é uma indicação segura para quem curtiu atrações do tipo “A Marcha dos Pinguins” e “Planeta Branco”. Arctic Tale (EUA, 2007), produzido pelo canal a cabo National Geographic, foi todo rodado naquela região gelada. Mas os diretores, Adam Ravetch e Sarah Robinson, optaram por uma visão diferente para seu documentário, como se fosse uma história para crianças, “tale” como diz o título original.
Assim, a cantora e atriz Queen Latifah, que faz a narração, é identificada nos créditos como “storyteller”, ou seja, contadora de histórias. A equipe ficou no Ártico vários anos, cinco no mínimo, e escolheu como personagens principais uma ursa polar, para quem deu o nome de Nanu, e uma morsa, apelidada de Seela.
O roteiro acompanha esse período da vida de ambas como a caminhada de duas crianças. Nanu é vista com a mãe protetora e o irmãozinho mais frágil. Tocantes as cenas da morte do ursinho e quando, aos dois anos, Nanu é expulsa do convívio pela própria mãe, para se virar sozinha. Já a vida de Seela com seus parentes é mostrada mais pelo viés do humor. Para completar, a fotografia é belíssima. Imperdível. (Ronaldo Victoria)