segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Arquivo X: Eu Quero Acreditar

David Duchovny e Gillian Anderson: trama confusa
Foto: Google Image

Os fãs da série —— e eles são muitos e apaixonados —— não esconderam a decepção com a segunda investida no cinema, 10 anos após a primeira. O filme, com título original The X Files: I Want to Believe (EUA, 2008), dirigido por Chris Carter, o criador da série, fracassou nas bilheterias americanas e também nas brasileiras.
O maior problema parece a ser falta de paixão dos envolvidos. O que fica evidente não só nas atuações meio apáticas de David Duchovny (o Fox Mulder) e Gillian Anderson (a Dana Scully), mas no roteiro chocho. Com tantas histórias surpreendentes que a série já apresentou, a escolha parece estranha.
É que a gente desenrola o fio da meada no meio e fica faltando aquele ohhhh!!! final, o que era tão bacana. Tudo está ligado a tráfico de órgãos (infelizmente, algo sem tanta novidade) e, pior, os responsáveis são dois gays de sadismo caricato. No clima sombrio, sobra espaço para Billy Connolly como um padre pedófilo (ele abusou de 37 coroinhas!) e Amanda Peet como uma agente do FBI. Só que a apatia geral não ajuda. Muita gente queria acreditar que o seriado iria ressuscitar, mas parece que não vai rolar. (Ronaldo Victoria)