quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Vivendo e Aprendendo

Dennis Quaid e Sarah Jessica Parker: namoro complicado
Foto: Google Image
Numa cena importante deste filme, o personagem de Dennis Quaid ouve a seguinte avaliação, durante reunião de conselho, de um aluno: “Sabemos que o professor Wetherhold é inteligente, mas ele não consegue transmitir isso.” E essa avaliação pode ser transferida para o drama dirigido por Noam Munro: fica claro que é uma produção inteligente, mas não emociona o telespectador.
O título original é Smart People, ou seja, gente esperta, inteligente. O rótulo cabe perfeitamente bem em Lawrence (Dennis Quaid), professor de literatura de uma conceituada universidade norte-americana. Será? Acontece que, apesar do brilho intelectual, a vida sentimental do cara é um zero a esquerda.
A esposa, claro, fugiu logo do barco e deixou para ele a filha, Vanessa (Ellen Page), que é a cópia do pai: QI elevadíssimo, mas nunca beijou um rapaz. E tem uma relação estranha com o irmão adotivo do pai, Chuck (Thomas Haden Church).
Lawrence seria como o pessoal que curte livros de auto-ajuda definiria: ele não tem inteligência emocional. Seus alunos, atuais e ex (já que ele nunca lembra de nenhum) preferem dizer que ele é “um mala”. Uma ex-aluna, a médica Janet (Sarah Jessica Parker), tenta uma relação com isso, mas vai ser bem mais difícil do que ela imagina. (Ronaldo Victoria)