segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Vicky Cristina Barcelona


Penélope, Javier e Scarlett: triângulo "caliente"
Foto: Google Image

Parece que Woody Allen decidiu não ter medo de ser feliz. E a sua receita de felicidade acrescentou um ingrediente inesperado: umas boas doses de Pedro Almodóvar. Seu novo filme, em cartaz no Cine Shopping, não tem apenas dois astros favoritos do espanhol, Javier Bardem e Penélope Cruz, mas um clima bem mais solar e colorido.
As neuroses novaiorquinas (ou londrinas, já que Allen se "exilou" na Inglaterra) ficam muito em segundo plano, em favor de uma trama em que o humor dá mais as caras. O título é literal: Vicky e Cristina (Rebecca Hall e Scarlet Johansson, respectivamente) são duas amigas americanas que vão para Barcelona, na casa de um casal amigo dos pais de Vicky.
As duas têm personalidades opostas: enquanto Vicky é toda certinha, e tem um noivo mauricinho insuportável, Cristina adora experimentar coisas novas. Uma noite, quando estão num restaurante, um charmoso pintor espanhol, Juan Antonio (Javier), as convida para ir em sua casa, em Oviedo, "para fazermos amor os três".
Vicky, claro, acha um absurdo, enquanto Cristina adora a idéia. O trio vai até lá e adivinhe o que acontece? Bom, melhor não dizer, porque o grande mérito do roteiro é ser inesperado. E as coisas se complicam ainda mais quando entra em cena Maria Elena (Penélope), ex-mulher maluca de Juan.
Com este filme, Allen resolveu um pouco o dilema de sua carreira, que apontei na análise de "O Sonho de Cassandra", seu filme anterior: o fato de que as novas gerações não se atraem pelas suas obras. "Vicky Cristina Barcelona", tão divertido quanto ousado, tem tudo para aumentar seu público. Olé, Woody! (Ronaldo Victoria)