quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Titio Noel

Giamatti e Vaughn: meu mano é bom velhinho
Foto: Google Image

Deve ser difícil ter um irmão malvado. Agora imagine a barra que é a situação contrária: ser mano de um cara tão bonzinho quanto... Papai Noel. Esse é o ponto de partida fantasioso de "Titio Noel" (Fred Claus, EUA, 2007), comédia que aterrissa diretamente nas locadoras sem ter passado pelas salas de cinema.
Quem vive Fred é Vince Vaughn e o "bom velhinho", que era um "bom menino" também, é Paul Giamatti. Ou seja, o talento cômico está garantido. Irmão mais velho, Fred sente desde o começo que a mãe (Kathy Bates) prefere o caçula, o que o torna um trambiqueiro sem futuro. Até que resolve ir até o Pólo Norte dar uma mãozinha.
Logo se vê que as coisas não vão ficar as mesmas. Fred incentiva os duendes a trocar as canções natalinas por um rock da pesada e não leva a sério os carimbos de "bonzinho" e "malvado" para as cartinhas das crianças. "Aprova" todo mundo, o que causa a maior confusão.
A cena mais engraçada é a que mostra Fred numa reunião do grupo de "irmãos invejosos", que conta com a participação de Frank Stallone (mano de Sylvester), Stephen Baldwin (do ator Alec) e Roger Clinton (do ex-presidente Bill). Mas o problema de fitas do tipo é que parecem só funcionar nesta época do ano. (Ronaldo Victoria)