quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

O Signo da Cidade

Bruna Lombardi é a roteirista e a atriz principal
Foto: Google Image
A gente sempre ouve falar que o casal Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli está lá fora, em Los Angeles, fazendo “projetos” (isso é o que eles dizem quando voltam para cá), mas nunca sabe muito bem que raio de projetos são esses. Para uma geração brasileira mais nova, os nomes de Bruna e Riccelli pouco representam exatamente pela falta de algo mais concreto.
Pois bem, agora um projeto dos dois finalmente aparece e é curioso (e bom) que, em vez de fazer algo lá fora, eles tenham investido dinheiro aqui. O filme, que chega às locadoras, tem direção de Riccelli e roteiro de Bruna, que também faz a personagem principal, Teca, uma astróloga, daí o título.
A pretensão (e esse sentimento foi algo sempre associado ao casal, o que dá até uma certa má vontade antes de assistir) é retratar a cidade de São Paulo por meio de seus personagens. São várias histórias que se cruzam. Teca tem um programa de rádio e atende pessoas que interferem em sua vida. Há o pai que está morrendo no hospital, a mulher que a tratou como mãe, a amiga que se envolve com um malandro, o rapaz depressivo, o travesti que encara a violência das ruas.
A maioria das histórias é triste e por vezes Bruna cai num certo esquematismo. Mas há um desejo em contar uma história humana, que se reflete em algumas cenas. O elenco que o casal chamou, principalmente veteranos como Eva Wilma, Juca de Oliveira, Denise Fraga, e outros, ajuda a segurar as pontas. (Ronaldo Victoria)