quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

O Reino Proibido

Jet Li e Jackie Chan: encontro de feras chinesas
Foto: Google Image
Esse filme é o primeiro que reúne duas lendas de ação oriental e de artes marciais: Jackie Chan e Jet Li. Provavelmente será apenas por isso que será lembrando no futuro, já que a fita dirigida por Rob Mikoff pouco representa além desse encontro. Talvez os produtores imaginassem que bastava isso para garantir um mega-sucesso mas não foi bem assim: as bilheterias ficaram bem aquém.
O problema maior parece ter sido essa necessidade de agradar e de alcançar o grande público. O roteiro parece uma tradução de uma lenda chinesa, a do Rei Macaco, para as massas americanas.
Fala sobre um adolescente americano, Jason (Michael Angarano), obcecado por filmes clássicos de kung fu, que descobre numa loja de penhores de Chinatown o lendário bastão do monge, arma perdida do Rei Macaco. Com a arma na mão, ele faz uma viagem no tempo se vê com a missão de salvar o povo da Montanha dos Cinco Elementos.
Os dois astros chineses demonstram carisma e competência. Chan, com mais de 50 anos, já está mais na linha cômica fazendo o velho guia, e Jet Li prova força como o Rei. As lutas entre os dois são empolgantes, mas os efeitos especiais nem tanto. Enfim, tem tudo para ser daqueles filmes que daqui a 10 anos vão passar sempre na Sessão da Tarde. (Ronaldo Victoria)