terça-feira, 2 de dezembro de 2008

O Guardião de Memórias

Emily, Gretchen e Dermot: drama com toques novelescos
Foto: Google Image

O livro, escrito por Kim Edwards, foi sucesso em todo mundo e ficou muitas semanas na lista dos mais vendidos no Brasil, em algumas no topo. Mas o seredo do êxito talvez seja o que a história tem de mais fácil. Ou seja, é um dramalhão, daqueles bem lacrimosos, e assumido. Por isso mesmo, se lê de uma vez só.
Tanto assim que é curioso ver as semelhanças com uma história que a gente conhece muito bem. A história se passa nos anos 60, quando não havia ultrassom e uma mulher não podia saber que teria gêmeos. Ela vai ao hospital em noite de forte nevasca, o ginecologista não é encontrado. Então, seu marido, que é médico, faz o parto. O primeiro bebê, um menino, e saudável. A segunda criança, uma menina, tem síndrome de Down. O marido a entrega para a enfermeira e diz que morreu.
Percebeu a coincidência com a novela "Páginas da Vida", de Manoel Carlos? A adaptação, feita para a TV, dirigida por Mick Jackson, tem o mérito de não inventar e ser completamente fiel ao livro. Dermot Mulroney (David, o médico), Gretchen Mol (Nora, a mãe) e Emily Watson (Caroline, a enfermeira) têm talento para segurar o clima. Para quem gosta de drama, bela escolha. (Ronaldo Victoria)