terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Em Nome do Rei

Jason Statham como Farmer: diversão superficial
Foto: Google Image
Quem gosta de cinema poderia conhecer mais o diretor Uwe Boll. Sério, o alemão é um fenômeno! É um dos cineastas, se é que pode ser chamado assim, que mais trabalham na atualidade. Enquanto outros profissionais fazem um filme a cada dois, três anos (às vezes até muito mais), só em 20o7 ele dirigiu quatro filmes, incluindo a segunda parte de BloodRayne, sobre vampiros modernos, e este aqui, originalmente chamado “In The Name of the King, A Dungeon Siege Tale” (Alemanha/Inglaterra).
Porém, você já ouviu falar que a pressa é a inimiga da perfeição, né? Pois é, o alemão mostra que esse ditado popular anda mais em alta do que nunca. E lembra a história do rei Midas, o monarca que transformava em ouro tudo o que tocava? O alemão que também já fez filmes de terror sangrentos como “Alone in the Dark” e “House of the Dead, se não transforma tudo em porcaria, deixa a maioria de suas fitas com aquele estilo rasteiro de ser.
Essa aqui, por exemplo, não é nada diferente de qualquer aventurazinha que a gente já se cansou de ver na Sessão da Tarde. Jason Statham, único nome em alta no elenco, vive um fazendeiro conhecido como Farmer (fazendeiro, em inglês). Simples assim. Um dia, um inimigo mágico do rei (Ray Liotta em fase canastrão) ameaça o trono e mira Farmer, por saber algo que a gente vai descobrir depois: ele é filho do rei, oh, que surpresa!
Os atores escalados estão em fase descendente. Burt Reynolds, na pele do rei, está grisalhíssimo e com bigodes mais escuros que a asa da graúna. Claire Forlani já foi namorada de Brad Pitt em fitas de sucesso e hoje está em baixa. Matthew Lilard, o sobrinho vilão do rei, parece que ainda está encarnando seu papel mais famoso: o Salsicha do Scooby Doo. A conclusão é de que tudo é superficial, mas ao mesmo tempo divertido demais para quem curte destilar um veneninho. E sabem quantos filmes de Uwe Boll estão prontos para serem lançados em 2009? Quatro! (Ronaldo Victoria)