segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Crepúsculo

Robert Pattinson e Kristen Stewart: vampiro romântico
Foto: Google Image
Vai pegar um cineminha neste final de ano? Se a resposta for sim e você morar em Piracicaba, tem 50% de chance de assistir a “Crepúsculo” (Twilight, EUA, 2008), baseado no livro de Stephenie Meyer que está fazendo sucesso no mundo todo. Não se trata de adivinhação, é que as salas do Cine Shopping ficaram reduzidas a duas atrações: essa e “Madagascar 2”. Imitando o Roberto Carlos: são tantas opções...
Bom, mas isso é implicância. O fato é que vale a pena a escolha. Todo mundo anda dizendo (e a imprensa adora fazer comparações) que essa série é “o novo Harry Potter”. Não parece, o clima é diferente, e a saga do bruxinho escrita por J.K. Rowling abrigava mais temas.
São quatro aventuras. A segunda da série, “Lua Nova”, já começou a ser filmada. O terceiro livro, “Eclipse”, acabou de chegar às livrarias brasileiras. Para inaugurar a série no cinema, foi convidada Catherine Hardwicke, diretora responsável por “Aos Treze” e “Os Reis de Dogtown”. Ou seja, tem experiência com o público adolescente.
Se você ainda não sabia, “Crepúsculo” moderniza a tradição do vampiro. Ele é Edward Cullen (Robert Pattison), que encanta Bella Swan (Kristen Stewart). Quando se muda de Phoenix para a uma cidadezinha fria e chuvosa, ela desperta a libido de vários rapazes, mas não consegue resistir a ele. A nova versão de vampiro não toma sangue humano, não dorme em caixões e não é maldosa. O livro e o filme, escritos por uma mórmon, no fundo falam da importância de sexo com amor. (Ronaldo Victoria)