terça-feira, 23 de dezembro de 2008

As Aventuras de Molière

Romain Duris dá um show na pele do autor francês
Foto: Google Image

Será que a nova geração sabe quem foi Molière? O público ligado em teatro não tem como não saber, já que o autor francês de comédias, cujo nome verdadeiro era Jean-Baptiste Poquelin, é considerado referência mundial.
Da cabeça dele surgiram obras como "Tartufo", "O Avarento", "O Burguês Fidalgo", "O Doente Imaginário", "As Preciosas Ridículas" e tantas outras. Molière era craque em criticar a burguesia por meio da farsa, fazendo com que as pessoas rissem de si mesmas.
E mais de 300 anos depois de sua morte (que, por sinal aconteceu em cena, no ano de 1673), Molière tem a sorte de reviver por meio desse filme ótimo, dirigido com muito talento por Laurent Tirard.
O maior acerto da fita é contar a história de Moliére como se fosse... uma peça de Molière. O dramaturgo, vivido com enorme talento por Romain Duris, está em crise com seu grupo de teatro, pensando em escrever, mas sem conseguir.
Um dia ele recebe o convite de um "burguês fidalgo", Jourdain (Fabrice Lucchini), que, mesmo casado com a bela Elmire (Laura Morante), quer arrumar um jeito de conquistar a "preciosa ridícula" Célimene (Ludivine Sagnier), que tem muitos admiradores e nenhum caráter. A história envolve da primeira a última cena. Como dizem os franceses após o fim de um bom espetáculo: "Bravô!" (Ronaldo Victoria)