quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Uma História de Amor

Mandy Moore e Billy Crudup: universos opostos
Foto: Google Image
Sabe aquelas comédias românticas de estilo água-com-açúcar, que no final deixam a mensagem de que “o amor é lindo”? Pois é, não é o caso desse filme aqui. O título brasileiro pode levar a pensar que sim, mas é bem diferente. No original se chama Dedication (EUA, 2007) e se trata da primeira direção de Justin Theroux, ator que trabalha em vários filmes de David Lynch, como “Cidade dos Sonhos”. E o roteiro, mais que de amor, fala de obsessões.
O personagem principal é Henry (Billy Crudup), um escritor de livros infantis tão amargo que usa como lema de vida a seguinte frase: “A vida nada mais é que uma explosão ocasional de risos sobre um interminável lamento de dor”. Sentiu o clima pesado? O cara é tão deprê que suas obras refletem isso, já que ele adora dizer para as crianças que Papai Noel não existe.
Para complicar, o melhor amigo dele, e ilustrador de suas obras, Rudy (Tom Wilkinson), com quem se entendia as mil maravilhas, morre de repente. A editora, para ajudar, o apresenta a outra profissional, a linda e jovem Lucy (Mandy Moore), que além de tudo, é doce e positiva.
O filme até que tem toques de originalidade, mas se percebem duas coisas. Primeira, a de que recorre a vários clichês da comédia romântica, como o do casal que se odeia à primeira vista. E depois, parece ter receio de emocionar para não ser careta. O resultado é que fica frio. (Ronaldo Victoria)