sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Sem Medo de Morrer

Uma Thurman: suspense com final inesperado
Foto: Google Image

Não deve ter sido fácil para Uma Thurman interpretar a Diana adulta de "Sem Medo de Morrer" (The Life Before her Eyes, EUA, 2007), dirigido pelo ucraniano Vadim Perelman. Afinal, a personagem, o espectador desconfia lá pelo meio do filme, não passa de uma projeção. Opa, será que contei o final da história? Contar não, mas acho que dei uma preciosa dica.
Afinal, o suspense pertence àquele estilo de produção que virou moda: as que contam com final inesperado. O roteiro começa mostrando Diana jovem, vivida por Evan Rachel Wood (que começou em "Aos Treze" e era namorada do roqueiro Marylin Manson), e seus problemas na escola.
Atrevida para a idade, Diana transa com um cara mais velho e tem conflitos em casa. Sua melhor amiga, Maureen (Eva Amurri, filha de Susan Sarandon), mesmo sendo totalmente diferente, é seu porto seguro. A história vai sendo contada em paralelo com os dilemas da Diana adulta, vivida por Uma, e suas dificuldades com o marido.
O ponto crucial acontece quando a escola das garotas vira praça de guerra. Um aluno perturbado entra de metralhadora em punho, matando todo mundo. Encontra Diana e Maureen juntas no banheiro e diz que vai matar só uma delas. E aí, quem ele mata? Será que você consegue adivinhar? (Ronaldo Victoria)