terça-feira, 18 de novembro de 2008

Lembranças de uma Vida

Danny Huston (ao centro) interpreta um homem marcante
Foto: Google Image
Esqueça o título nacional, que não diz absolutamente nada. Lembranças de uma vida? Que vida, por menor que seja, não tem lembranças? E lembranças de uma morte só mesmo em vidas passadas, o que não acontece. É culpa dessa mania das distribuidoras nacionais de traduzirem os títulos da forma mais insossa possível. No original é Alpha Male (Inglaterra, 2006), com direção de Dan Wilde.
E por que macho alfa? Diz a psicologia que podem usar esse título aqueles homens bem-sucedidos, que fazem da vida uma sucessão de êxitos, e se tornam marcantes para as pessoas que conviveram com eles. Traduzindo para o humano, seria como aqueles animais chefes da manada.
É bem assim Jim Ferris (Danny Huston), casado com Alice (Jennifer Ehle) e pai de Elyssa (Amelia Warner) e Jack (Mark Wells). O problema é que ele morre cedo. Problema para ele, claro, e muito pior para os que ficam. A viúva tenta se casar de novo, mas o menino não aceita outro homem substituindo o pai. Pior ainda, a garota surta e precisa ser internada.
Em meio a muito ressentimento, se descobre que Jim não era tão santo assim e há um segredo que a cunhada Brede (Trudi Styler, mulher de Sting e produtora do filme) se encarrega de revelar. O resultado é interessante para quem não se intimida com dramas pesados. (Ronaldo Victoria)