sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A Ilha da Imaginação

Jodie Foster e Abigail Breslin: relação quase de mãe e filha
Foto: Google Image

É curioso ver Jodie Foster, atriz de personagens tão intensos e dramáticos em "O Silêncio dos Inocentes" e "O Quarto do Pânico", num papel cômico. À primeira vista, fica até estranho e a gente demora um pouco a se acostumar com "A Ilha da Imaginação" (Nim’s Island, EUA, 2008), dirigido pela dupla estreante Jennifer Flackett e Mark Levin.
Logo, porém, fica-se à vontade, porque a história é bem legal. Jodie assumiu em entrevistas que só aceitou o convite para que os filhos pudessem vê-la na tela —— sim, ela é casada com uma mulher e cria dois filhos com a companheira, que problema há nisso? —, já que sempre fez filmes adultos.
No roteiro, ela é Alexandra Rover, escritora neurótica que sofre de agorafobia, ou seja, não consegue sair de casa. Ela cria uma série de livros com um aventureiro com o nome de Alex Rover. Um dia, fazendo pesquisa para um livro, manda um e-mail para um aventureiro da vida real, Jack (Gerard Butler, o galã de "300") e assina Alex Rover.
Quem responde é a filha dele, Nim (a gracinha Abigail Breslin, de "Pequena Miss Sunshine"), que acha estar falando com o verdadeiro herói da literatura. Entre as duas nasce uma relação forte, quase de mãe e filha. Bacana também é a união das duas: Abigail é hoje o que Jodie, uma das poucas atrizes mirins que vingou, foi no passado. (Ronaldo Victoria)