sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Sombras de Goya

Natalie Portman: Inés e sua filha
Foto: Google Image

Realizado pelo mesmo diretor de "Amadeus", Milos Forman, esse novo filme do tcheco que vive há 40 anos nos Estados Unidos pouco tem a ver com seu maior sucesso. Se antes ele fez uma cinebiografia de Mozart, contando a história do gênio musical, aqui o pintor espanhol Francisco Goya é mostrado mais como uma vítima de uma era de sombras.
Isso fica explícito tanto no título brasileiro quanto no original, Goyas’s Ghosts (ou fantasmas de Goya). O pintor (vivido pelo sueco Stelan Skarsgaard) nem é o personagem principal, mas sim o padre Lorenzo, interpretado pelo espanhol Javier Bardem.
A época retratada é a mais cruel da Espanha, em que a Inquisição Espanhola dava as cartas. Enquanto boa parte do clero via com maus olhos o enorme talento de Goya, que retratava em quadros cada vez mais sombrios o horror daquele tempo, pessoas como Lorenzo queriam usá-lo em benefício da vaidade, como retratista oficial da corte.
A história também envolve Inés (Natalie Portman), garota aristocrática acusada de ser simpatizante do judaísmo apenas por recusar carne de porco. Só por isso, passa vários anos na masmorra. Presa, tem como confidente padre Lorenzo, que a engravida. A menina, Alícia, vira prostituta. Fica fácil ver que o roteiro não prima pela contenção e cai de boca no excesso. Se o início é promissor, as "sombras" do exagero comprometem o resultado final. (Ronaldo Victoria)