terça-feira, 28 de outubro de 2008

Ponto de Vista

O presidente e seus guarda-costas antes do atentado
Foto: Google Image

O presidente dos Estados Unidos vai a Salamanca, na Espanha, participar de uma conferência entre líderes mundiais e selar a paz com os árabes. Tudo caminha bem, até que uma bomba estoura na praça central da cidade. Com esse começo, "Ponto de Vista" (Vantage Point, EUA, 2008), dirigido pelo inglês Pete Travis, poderia ser apenas mais uma fitinha de ação que investe na paranóia.
Não é. Porque o roteiro se divide em oito, tomando a cada vez o ponto de vista, como expresso no título, de uma pessoa ligada ao fato. Pode ser tanto uma diretora de TV (Sigourney Weaver) que documentava o evento, o guarda-costas presidencial (Dennis Quaid), um turista americano (Forest Witaker) que estava filmando tudo, ou um rapaz espanhol (Eduardo Noriega) cheio de mistérios.
A cada vez que a imagem do atentado congela e retorna, conta-se a história sobre outro prisma. E conforme outra testemunha entra em cena, outra visão, outra peça no quebra-cabeça é acrescentada. No começo o público pode reclamar do vai-e-volta, mas é uma experiência interessante. O elenco, que tem também William Hurt como o presidente, é outro destaque. Pena que o desfecho ligado ao personagem de Matthew Fox, o galã de "Lost", pareça meio forçado. (Ronaldo Victoria)