quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Paixão Proibida

Keira Knightley e Michael Pitt: romance em risco
Foto: Google Image

Quantos filmes chamados "Paixão Proibida" você já deve ter assistido? Boa pergunta. Às vezes parece que as distribuidoras nacionais agem contra elas mesmas, colocando títulos brasileiros tão "genéricos" que não chamam a atenção de ninguém.
Esse filme, dirigido pelo canadense François Giraud, se chama Silk no original e é em torno da seda que gira a história. Tudo se passa no século 19, na Europa, quando Hervè (Michael Pitt, que fez "Os Sonhadores" e viveu Kurt Cobain em "Últimos Dias") acredita que a indústria da seda não terá nenhum problema. Além da prosperidade econômica, ele vive feliz com a jovem esposa, Helene (Keira Knigthley, de "Os Piratas do Caribe").
Porém, quando uma praga ameaça a produção, ele se vê obrigado a fazer uma perigosa viagem (para a época) até o Japão, em busca de matrizes sadias. Lá conhece uma misteriosa garota, Hare (Koji Yakuso, de "Memórias de uma Gueixa"). O enredo é bem contado, mas lento. Michael Pitt (ele não é irmão do Brad) parece apático em cena e Keira tem poucas oportunidades. No fim a gente acha que as paisagens (belíssimas, por sinal) e a fotografia é que são os grandes destaques. E, dizem, quando a gente elogia a fotografia de um filme, é sinal de que ele é chato. (Ronaldo Victoria)