sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

Harrison Ford, aos 66 anos, encara aventuras
Foto: Google Image

Será que Harrison Ford, aos 66 anos, iria dar conta de bancar o herói de aventura novamente? A pergunta não parece ser preconceituosa em relação à idade do astro. Afinal, James Bond, o 007, não é mais Sean Connery faz tempo e sempre faz um rodízio de atores. Talvez por isso, a quarta aventura do arqueólogo galã, "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" (Indiana Jones and the Kingdom of the Crystall Skull, EUA, 2008), que chegou há pouco às locadoras, esteve cercada de tanta expectativa.
É que 20 anos separam essa história do terceiro episódio. Com isso, há uma geração que não viu as aventuras de Indiana nos cinemas. Por isso, a missão do diretor Steven Spielberg era tão arriscada.
A saída foi não inventar muito e também mostrar claramente os efeitos do tempo sobre o herói. Até a personagem de Karen Allen, Marion, estrela do primeiro filme, voltou para contar a ele que os dois tiveram um filho. Ele é Mutt, vivido por Shia LaBeouf, jovem ator que virou o favorito de Spielberg.
Para o papel de vilã, foi escalada Cate Blanchett, que se diverte na pele da russa Irina Spalko e banca a canastrona em cena, o que só uma grande atriz consegue sem se dar mal. O roteiro é aquilo que se espera: a busca de um amuleto na América do Sul, com direito até a ataque de formigas gigantes da Amazônia. (Ronaldo Victoria)