sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Guerra S.A.

John Cusack em cena da sátira
Foto: Google Image

Há alguns anos, o nome do ator John Cusack chegou a ser indicado por um grupo de intelectuais para algo inusitado: candidato independente à presidência dos Estados Unidos. E não era brincadeira. Cusack tem o maior conceito na comunidade de Hollywood, não só por seu talento mas pela versatilidade.
Com esse filme (no original, War, Inc, EUA, 2008), dirigido por Joshua Seftell, a gente pode saber o que Cusack pensa de política, já que ele, além de ser um dos autores, é o produtor da fita. E fica claro que o astro chegou à conclusão de que a política americana na era George W. Bush (é preciso dizer que Cusack é democrata?) virou um Deus-nos-acuda.
O roteiro se passa num país fictício, o Turaquistão, devastado pela guerra. O lugar é comandado por uma corporação presidida pelo ex vice-presidente americano. Para dar um jeito na trapalhada —— e matar o presidente do país —— vai para lá Hauser (Cusack), um maluco que só pensa em poder. Mas ele se envolve com um pop star que lembra muito Britney Spears, e vivida por Hillary Duff, e com uma repórter idealista interpretada por Marisa Tomei.
Deu para sentir que o clima é de sátira total. O problema é a irregularidade, tem horas que a gente acha as sacadas muito boas (e críticas), enquanto algumas cenas soam constrangedoras. (Ronaldo Victoria)