domingo, 12 de outubro de 2008

Capítulo 27


Lindsay Lohan e Jared Leto: plantão na porta de Lennon
Foto: Google Image
Nos anos 1980, a imagem flácida e esquisitona de Mark David Chapman, o malucão que matou John Lennon na porta do prédio em que morava em Nova York no dia 8 de dezembro de 1980, ficou como uma espécie de bicho-papão para a juventude da época. Até em músicas de Beto Guedes (um simples canalha mata um rei/ em menos de um segundo) e Simone (naquela noite em que ficamos tristes com Yoko/ quando uma bala partiu de um manso louco) o cara apareceu. Talvez hoje a moçada não ligue mais o nome dele ao que aconteceu. E demorou para a história do pirado ir para o cinema.
Na pele dele, o galã Jared Leto não poupou esforços (nem comida), já que engordou 30 quilos e ficou balofo. Parecido com o que Robert DeNiro fez para viver o boxeador Jake La Motta em “O Touro Indomável”, o que lhe rendeu o Oscar. Apesar do esforço, nem se cogitou o prêmio para Leto.
Não que o filme não seja bom. Ao contrário, o diretor J.P.Schaefer da fita (Chapter 27, EUA, 2007) tem cuidado na narrativa. Acompanhamos a peregrinação de Chapman durante três dias na frente do famoso edifício Dakota, onde o ex-beatle morava, andando sempre com o livro “O Apanhador no Campo de Centeio” (pelo qual tinha obsessão) e o LP (na época não havia CD) de “Double Fantasy”. Lindsay Lohan faz participação como uma fã que fica sempre no local, mas sem muito brilho.
Chapman é retratado em sua esquizofrenia, mas o resultado final incomoda. “Capítulo 27” não consegue se livrar de seu “pecado original”: será que vale a pena gastar tempo com um assassino? Terminando com o tópico “estranhas coincidências”: sabe como se chama o ator que faz uma ponta como Lennon? Mark Chapman. (Ronaldo Victoria)