quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Awake - A Vida por um Fio

Hayden, Terrence e Jessica: operação desastrosa
Foto: Google Image
Assistir a este filme, primeira aventura na direção do jovem Joby Harold, é uma aula. Infelizmente uma aula de como uma produção pode começar tão bem, ao mesmo tempo interessante e inteligente, e terminar de forma tão rocambolesca e sem sentido. O ponto de partida chama a atenção, e até lança números na tela para contar que uma pequena parte das pessoas que é anestesiada na mesa de cirurgia acaba ficando consciente durante o procedimento (“awake” do título original quer dizer acordado).
É isso que acontece com Clay (Hayden Christensen), o jovem milionário que precisa passar por um transplante de coração. Contra os conselhos da mãe dominadora, Lilith (Lena Olin), ele escuta o que diz sua doce namorada Sam (Jessica Alba) e se entrega nas mãos do cirurgião Jack Harper (Terrence Howard).
O começo é ótimo e o espectador fica angustiado em ouvir a voz de Clay, que sente tudo o que está sendo feito. Mas logo ele, mesmo na operação, vai entendendo o que realmente aconteceu e é a partir daí que o roteiro falha. Ficam várias perguntas sem resposta: por que houve a traição? Como a mãe será a doadora? Os atores também não ajudam: Christensen (o jovem Darth Vader) é sem sal, Jessica Alba vem escolhendo mal seus papéis, Howard tem trabalhado demais e Lena, que já foi estrela, hoje é uma coadjuvante sem brilho. Pena. (Ronaldo Victoria)