sábado, 25 de outubro de 2008

Antes que o diabo saiba que você está morto

Ethan Hawke e Philip Seymour Hoffman: irmãos trágicos
Foto: Google Image

Logo na primeira cena se percebe que este não é um filme convencional. A cena de sexo entre Philip Seymour Hoffman e Marisa Tomei é pesada, e não apenas por conta da silhueta do ator. É forte, chega a incomodar, algo raro no cinema americano. Depois, ainda nus, os dois conversam sobre o sonho de dar um golpe e irem adivinhem para onde? Para o Brasil.
Assim começa "Antes que o diabo saiba que você está morto" (Before the devil knows you‘re dead, EUA, 2007), dirigido por Sidney Lumet. O golpe de Andy (Hoffman) parece simples: assaltar a joalheria dos pais, que ele sabe estar coberta pelo seguro, com uma arma de brinquedo, no sábado. Isso porque nesse dia trabalha uma senhora já idosa, que não esboçará resistência.
Mas ele tem a infeliz idéia de chamar o irmão, Hank (Ethan Hawke), para atuar no assalto. O típico fracassado, Hank faz tudo errado: chama um comparsa, que leva uma arma de verdade. Para complicar, a funcionária falta e mãe dos dois, Nanete (Rosemary Harris), é quem aparece. Numa troca de tiros, o ladrão e a mulher morrem.
Atenção: ninguém contou o final do filme. Isso é só o começo. O roteiro, que é circular, não tem medo de mergulhar no trágico em sua maior dimensão. Até chegar a hora de Charles (Albert Finney), o pai dos dois, ter de tomar a decisão suprema. Amargo, mas obrigatório. (Ronaldo Victoria)