terça-feira, 7 de outubro de 2008

Annie Leibovitz - A Vida através das Lentes

Annie Leibovitz: olho mágico
Foto: Google Image

Conhece ou já ouviu falar de Annie Leibovitz? Não? Sabe quem fez aquela foto da atriz Demi Moore nua, grávida de nove meses, segurando o barrigão? Ou então aquela em que Yoko Ono está parada e John Lennon, pelado, a abraça na posição fetal? Sentiu como a mulher é poderosa? Foi ela quem fez essas fotos e muitas outras que viraram referência visual da modernidade.
Por isso, vale a pena arriscar e levar da locadora esse documentário, realizado em 2006 e que faz parte de uma série chamada "American Masters". A diretora, Barbara, é irmã de Annie. Mas isso não quer dizer que seja uma produção "chapa-branca", ou seja, que só mostra o lado positivo do personagem.
Quando ao lado bom, só os dois exemplos citados já mostram quanto Annie é talentosa. Ela trabalhou nos anos 70 na revista Rolling Stone e nos 80 na Vanity Fair e definiu visualmente as duas publicações. No documentário, ela fala sem rodeios ( e aí vem a parte corajosa) que na fase Rolling Stone, de ligação forte com a estética e estilo de vida roqueiros, caiu de boca nas drogas e precisou ser internada. Um pouco por isso, Annie conseguiu retratar aqueles tempos loucos.
Mas superou os problemas com classe. Em outra confissão, lembra sua ligação com a escritora Susan Sontag e a fase de viuvez após a longa doença da intelectual. Luxo à parte são depoimentos breves de estrelas como George Clooney, Julia Roberts, Whoopi goldberg e, claro, Demi Moore. (Ronaldo Victoria)