sexta-feira, 19 de setembro de 2008

O Homem de Ferro

Robert Downey Jr. em ação: herói bem-sucedido
Foto: Google Image

"O Homem de Ferro" acabou de chegar às locadoras e já está causou correria bem parecida às filas que provocou por ocasião de seu lançamento nas salas de cinema. Em época de heróis mais famosos (ou mais próximos da moçada, hoje em dia sem dúvida o público que movimenta o cinema), como Batman e Homem Aranha, a idéia de lançar uma fita do herói parecia arriscada. O personagem, criado nos anos 60 pelo mestre Stan Lee, parecia distante para o público atual.
Pois é preciso se reconhecer que o desafio foi amplamente vencido. O lucro que o filme conseguiu (e você não sabia que Hollywood é movida a dinheiro?) é prova mais que suficiente do acerto. Além disso, a produção dirigida por Jon Favreau (ator que passou para o o outro lado das câmeras) tem de sobra ação e humor. E não é isso que o povo quer?
Até quem fica com o pé atrás com esse tipo de atração (como eu) não tem do que reclamar. A história é simples e foi adaptada com bom gosto para os dias atuais. Tony Stark é um magnata ligado às armas que, após um acidente, descobre um jeito de criar uma espécie de armadura para poder agir. Os efeitos especiais são excelentes e o elenco cai bem no papel. Robert Downey Jr. está especialmente bem, com um visual brega (o cavanhaquinho é demais), e brincando como ator. Ele se recupera plenamente depois de uma época em que quase chegou ao fundo do poço, com temporadas na cadeia e clínicas de recuperação. Até Gwyneth Paltrow não parece tão insossa como naturalmente na pele da secretária apaixonada por ele. (Ronaldo Victoria)