sábado, 20 de setembro de 2008

Imagens do Além

Joshua Jackson: fotógrafo em apuros
Foto: Google Image
A moda de Hollywood adaptar filmes orientais de terror prossegue com “Imagens do Além”, que está nas locadoras depois de uma passagem discreta pelas salas de cinema. É um grande filme, uma obra-prima? Claro que não. Mas também não entra naquela onda sanguinolenta de mortes absurdas, que em vez de surtos provocam risos na garotada (maior público deste tipo de produção).
Ao contrário, “Imagens do Além” (The Shutter no original americano) investe mais no terror sutil. Quem dirige é o mesmo do original japonês, Masayuki Ochiai. A história fala sobre um fotógrafo, Benjamin (vivido por Joshua Jackson, que na adolescência teve destaque na série Dawson’s Creek) que, logo após o casamento com Jane (Rachael Taylor) volta para Tóquio, onde havia passado uma temporada de sucesso fotogrando editorias de moda.
Logo de cara, quando está dirigindo numa estrada deserta, um susto daqueles acontece para a moça: uma garota surge do nada no meio da estrada e provoca um acidente. Depois se descobre que é o espírito de uma garota, Megumi (Megumi Tanaka), ligada ao passado de Benjamin. Ele só vai contando a verdade para a esposa aos poucos, quando mais o espírito fica vingativo. Aliás, a japonesinha se revela um encosto assassino, que também ataca dois amigos do fotógrafo.
O final é convincente, faz sentido (em boa parte desse tipo de filme a história parece “viajandona”, só um pretexto para os sustos). Há um problema, porém: se você não acredita nesse tipo de coisa, pode achar uma palhaçada. Mas aí é uma questão mais científica que cinematográfica. (Ronaldo Victoria)