terça-feira, 30 de setembro de 2008

Guia para rever Paul Newman

O astro morreu sábado aos 83 anos
Foto: Google Image

Para quem é jovem, a notícia que abalou o cinema no último sábado — Paul Newman morreu aos 83 anos — pode não ter trazido tanto impacto. Afinal, fazia tempo que o ator não estrelava um grande sucesso. Nessas horas o DVD se torna útil, por permitir que se conheça um astro eterno. Essa lista de 10 filmes em que Newman brilhou pode ser encontrada nas locadoras e nas lojas.
Butch Cassidy - Diversão de primeira que ele estrelou em 1969 ao lado de Robert Redford. Ressuscitou um gênero: o faroeste. Cenas imperdíveis: o passeio de bicicleta ao som de "Raindrops keep falling on my head", o pulo no rio e o final, imitado várias vezes.
Golpe de Mestre - Mais uma dobradinha com Redford e o diretor George Roy Hill. Clássico do gênero "ladrão que rouba ladrão", ganhou o Oscar em 1973. O final é surpreendente.
A Cor do Dinheiro - Foi por este filme dirigido por Martin Scorsese e co-estrelado por Tom Cruise que finalmente ele recebeu o Oscar de ator, em 1986. A trama é ambientada no mundo da sinuca.
Desafio à Corrupção - O mundo é mesmo, os campeonatos de sinuca. Mas, neste clássico de 1961, dirigido por Robert Rossen, Newman vive o outro lado: o jogador mais novo e impetuoso
Golpe Sujo - Produzida em 1977, essa comédia marcou seu terceiro encontro com o diretor Roy Hill. É uma sátira bem divertida ao mundo do hóquei no gelo, esporte dos mais violentos.
Buffalo Bill - O filme dirigido pelo grande Robert Altman em 1976 é considerado por muitos o grande anti-faroeste, por demolir vários mitos. Newman brilha no papel-título.
O Indomado - Outro faroeste (Newman foi um dos grandes no gênero), com direção de Martin Ritt. Ele encarna Hud Bannon, caipira do Sul que não consegue se acertar na vida.
Ausência de Malícia - O tema do drama realizado por Sidney Pollack (que também morreu este ano) em 1981 é polêmico: os limites da imprensa. Conta a história de um homem que vira manchete por conta da falta de experiência de uma repórter, vivida por Sally Field.
500 Milhas - As corridas de automóveis eram a grande paixão de Newman, expressa nessa aventura de 1969, dirigida por James Goldstone. Ele vive o piloto Frank e Joanne Woodward, com quem foi casado por 50 anos, faz a esposa.
Blaze - O Escândalo - Na comédia de 1989, dirigida por Ron Shelton, eleé Earl Long, polêmico governador da Louisiana que agita os bastidores da política. (Ronaldo Victoria)