terça-feira, 23 de setembro de 2008

Encurralados

Gerard Butler e Maria Bello: borboletas na roda
Foto: Google Image

Por conta da falta de criatividade das distribuidoras nacionais, esse suspense inglês que tem no original um título até poético —— Butterfly on a wheel, ou seja, borboleta presa na roda, no sentido de alguém que é capturado de repente —— ganhou um nome bem mais óbvio, e que pouco chama a atenção.
O filme dirigido por Mike Barber se enquadra naquela categoria que vem se tornando quase uma obrigação: os que têm final surpresa. Tem sido assim desde que O Sexto Sentido mexeu com o gênero em 1999. Portanto, é bom avisar que nada é o que parece. O início da trama mostra um belo casal, Abby (Maria Bello, boa atriz) e Nick (o galã Gerard Butler, que viveu o Leônidas em 300), e sua vida perfeita. Até a empregada comenta para a moça: "nossa, você tem um marido ideal!" Porém, é bom prestar atenção nas cenas que mostram Nick em seu cotidiano no escritório. Um espectador atento já saca que ele não é assim tão perfeito.
Um belo dia o casal sai e deixa a filha com uma babá. Tudo muda quando os dois estão no carro e de repente surge no banco de trás Tom (Pierce Brosnan, o ex-007 que também está ótimo em Mamma Mia). Ele comunica que a babá é sua cúmplice no seqüestro da menina. Os dois terão de fazer tudo o que mandar para que a criança não sofra as conseqüências.
Qual é a motivação de Tom para fazer isso? A pergunta vai sendo respondida as poucos e a verdade acaba aparecendo apenas no final. O risco desse tipo de história é a reviravolta parecer forçada demais. No caso de "Encurralados", soa bastante plausível e como algo que fazia sentido desde o começo. Afinal, vingança de gente inteligente é sempre mais bem arquitetada.
(Ronaldo Victoria)