sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Efeito Dominó

Jason Sthatam e Saffron Burrows: trama engenhosa
Foto: Google Image


Quem gosta e costuma acompanhar cinema costuma reclamar dos títulos estapafúrdios que às vezes as distribuidoras arranjam para os filmes. No caso de "Efeito Dominó" (The Bank Job, Reino Unido, 2008), que chega às locadoras após passagem rápida pelos cinemas, não há por que reclamar da tradução escolhida.
Ao contrário, o título nacional reflete bem mais o espírito da fita de aventura dirigida com competência por Roger Donaldson. Efeito dominó ganha o sentido de uma corrente de acontecimentos ligados e é isso que faz o interesse (e a delícia) da aventura.
Tudo começa numa paradisíaca praia do Caribe, onde uma garota assanhada se diverte em sessões de sexo nos braços de dois garotões. Sem perceber, ela é fotografada. Em seguida, uma bela mulher, Martine (Saffron Burrows), é presa com uma pequena quantidade de droga no aeroporto e obrigada a participar de um plano policial se não quiser ir presa. Ela precisa assaltar um banco em que há algo muito importante guardado num cofre particular.
A moça convida Terry (Jason Statham, astro de filmes de ação que também é bom ator, o que é raro). Mas isso é só o começo, pois a máfia do jogo e da pornografia também tem interesse no assunto, e com isso a trama fica ainda mais complexa.
E a garota das fotos é a princesa Margareth, irmã da rainha Elizabeth. Os créditos finais contam que tudo aconteceu de fato, embora uma parte dos nomes tenha sido trocada. E o dinheiro envolvido no roubo foi maior que o do assalto ao trem pagador. Diversão de primeira. (Ronaldo Victoria)